Sem categoria

AMENDOIM CRIA IMUNIDADE EM CRIANÇAS ALÉRGICAS

Pesquisadores realizam um estudo em crianças com alergia a amendoim e descobriram que os participantes puderam adquirir tolerância para consumir quantidades cada vez maiores de proteína de amendoim na alimentação diária.

A técnica, chamada imunoterapia oral (ITO), foi publicada na revista The Lancet.

Alergias a amendoins são bastante comuns, e os sintomas podem variar de leve a grave. A reação mais grave é a chamada anafilaxia, que pode causar edema da garganta e da boca ou alterações no ritmo cardíaco.

Pesquisadores ingleses até o momento afirmam que a única maneira para evitar reações graves em crianças alérgicas a amendoim é evitar os alimentos que os contêm.

No entanto, as reações acidentais são comuns com incidência anual de 14-55%.

No estudo realizado os pesquisadores acompanharam 99 crianças com alergia a amendoim que tinham idades de 7 e 16 anos. Estas crianças foram aleatoriamente escolhidas para um dos dois grupos:

Grupo 1: recebeu 26 semanas de ITO utilizando doses crescentes de proteína de amendoim – até 800 mg por dia.

Grupo 2: foi instruído a seguir o padrão atual de tratamento, que é retirar o amendoim e derivados da alimentação.

Após 6 meses de imunoterapia oral, quase todas as crianças do GRUPO 1 podem consumir de forma segura o equivalente a cinco amendoins.

Deve-se notar que eles estavam sob supervisão médica em todos os momentos, e os pesquisadores observaram o grau dos sintomas alérgicos.

Na segunda parte do experimento, ao segundo grupo (grupo controle) também foi oferecido 26 semanas de OIT antes de mais um desafio alimentar.

A Maioria poderia consumir equivalente a cinco amendoins.

Após 6 meses de ITO, 62% das crianças passaram pela ITO e foram capazes de tolerar uma dose diária de 1400 mg de proteína de amendoim, que é cerca de 10 amendoins, enquanto o grupo controle não foi.
No entanto, após a segunda fase do experimento, quando todas as crianças tinham sido submetidos a ITO, 54% foram capazes de tolerar o desafio de alimentos.

Após 6 meses de terapia, 84-91% das crianças podiam consumir com segurança 800 mg de proteína de amendoim, que é cerca de cinco amendoins. Isto é 25 vezes mais do que o que poderiam tolerar antes da terapia.

O líder do estudo Dr. Andrew Clark, da Cambridge University Hospitals no Reino Unido, diz:

“Esse tratamento permitiu que as crianças com todas as gravidades de alergia a amendoim pudessem comer grandes quantidades de amendoim, bem acima dos níveis encontrados em lanches e refeições contaminados, libertando-os e aos pais do medo de uma reação alérgica potencialmente fatal.”

Cerca de um quinto das crianças que receberam ITO relatou eventos adversos, a maioria leves. Em um paciente, que se retirou do julgamento, a adrenalina foi usada para tratar os sintomas depois de apenas duas doses da ITO.

ITO só deve ser realizada por profissionais médicos.

A técnica de imunoterapia oral foi bem sucedida na última etapa, e a Dra. Pamela Ewan, co-autora do estudo, diz que é “um importante avanço na investigação da alergia ao amendoim.”

Mas o Dr. Ewan adverte:

“No entanto, são necessários mais estudos em populações mais amplas. É importante notar que a ITO não é um povo de tratamento que deve-se tentar por conta própria e deve ser feito apenas por profissionais médicos em locais especializados.”

Em um editorial ligado ao estudo, Matthew J. Greenhawt, da Universidade de Michigan Food Allergy Center, acrescenta que esta técnica é experimental, escrevendo que “ITO não está pronta para uso clínico até que os efeitos de curto prazo tenham sido exaustivamente comprovados.”

Mas os pesquisadores estão satisfeitos com seus resultados positivos, assim como os pais das crianças.

“As famílias envolvidas neste estudo dizem que ele mudou suas vidas dramaticamente”, diz o Dr. Clark.

A qualidade de vida é reduzida em muitas pessoas que sofrem de alergia a amendoim, devido à ameaça de anafilaxia, e a ITO fornece uma maneira de neutralizar essa ameaça.

Fonte: Assesing the efficacy of oral immunotherapy for the desensitization of peanut allergy in children: a phase 2 randomised controlled trial. Anagnostou, K. et al. www.thelancet.com, Vol. 383 – April 12, 2014.

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *