Sem categoria

A ALERGIA ESCONDIDA – NÃO SEI AO QUE SOU ALÉRGICO

A maioria das pessoas já ouviu falar de alergias graves, ou anafilaxia, a alimentos, picadas de insetos, medicamentos e outras substâncias comuns, mas às vezes nenhuma causa pode ser encontrada para as reações que a pessoa esta demonstrando – uma condição chamada de anafilaxia idiopática. Mas será que isso realmente significa que estas pessoas estão reagindo a nada?

A anafilaxia é a forma mais grave de reação alérgica e pode ser fatal no pior dos casos, no entanto, é mais comum do que você imagina. A alergia alimentar é estimada para afetar 1 – 2% da população adulta e 4-6% das crianças, o que representa cerca de 30.000 casos de hospitalização a cada ano. Em alguns casos, estas reações serão denominadas idiopática, mesmo depois de intensa investigação de diagnóstico, nenhuma causa pode ser encontrada.

Os sintomas podem começar repentinamente e progredir rapidamente, variando de erupção cutânea, coceira, formigamento ou sensação de coceira na boca, inchaço grave da face, garganta ou boca, dor abdominal, náuseas, vômito e, em casos extremos pode haver uma queda na pressão arterial (choque anafilático).

Então, o que está por trás de anafilaxia idiopática?

Este diagnóstico curioso e frustrante pode ocorrer por duas razões principais. Em primeiro lugar, nenhum antígeno pode ser identificado, enquanto o antígeno externo (como um alimento) pode estar presente, os testes podem deixar de buscá-lo. Em segundo lugar pode acontecer de realmente não existir um antígeno e que a causa é um aumento temporário na reatividade do sistema imunológico. Se um sinal externo está presente, há poucas possibilidades, incluindo:

Alimentos – Devem ser considerados os principais suspeitos especialmente alimentos ingeridos pouco antes do início de uma reação alérgica.

Lúpulo – as sementes de algumas variedades podem ser moídas junto com a farinha que é usada em produtos de padaria tais como bolos, tortas, panquecas e outras massas.

Látex – encontrado em milhares de itens de consumo e de saúde todos os dias. A alergia ao látex torna-se cada vez mais comum ao longo dos últimos 25 anos.

Farinha Contaminado por Ácaros – esta condição é conhecida popularmente como Síndrome Pancake (este termo é utilizado pelos americanos); o termo médico é Oral Mite Anafilaxia (Alergia Oral à Ácaros), o indivíduo desenvolve uma anafilaxia logo após a ingestão de alimentos feitos com farinha de trigo contaminada por ácaros.

Frio – em casos raros a anafilaxia pode ser causada pelo frio. Por exemplo, uma menina de nove anos sofreu urticária (urticária por todo o corpo) e perdeu a consciência enquanto nadava em água fria. Ela foi imediatamente retirada da água e recuperou a consciência. Ela tinha um histórico de múltiplos episódios de urticária ao emtrar em contato com água não aquecida.
O que pode ser feito?

Se os sintomas de alergia permanecem tendo uma causa misteriosa, o importante é que um relato detalhado seja mantido, o tempo observando, data, local, consumo e atividades nas horas que antecederam a reação. Todos estes detalhes podem ajudar a construir uma imagem do problema e, possivelmente, identificar uma linha de diagnóstico e tratamento.

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *