Sem categoria

Acne em Adultos

 

A primeira questão que precisamos entender é que a acne em adultos, ou seja, acima dos 25 anos em média, tem causas bem diferentes da acne de adolescentes. Mulheres tem uma propensão maior devida a problemas hormonais os mais diversos. Vamos nos focar em fatores menos conhecidos e que também podem influenciar e no que podemos fazer para amenizar ou corrigir o problema.

 

A maior quantidade de fatores que predispõem a acne em adultos é alimentar:

 

Iodo – é uma substância presente no sal de cozinha e principalmente nos frutos do mar, como lagosta, camarão, mexilhão e alguns vegetais como algas. Também está presente em quantidades grande no espinafre. O que acontece é que o iodo consumido em grandes quantidades pode tornar-se bioacumulador, ou seja, se acumula abaixo da pele por muitas semanas até que que possa ser excretado, nesse tempo pode fragilizar a pele facial e permitir a infecção por bactérias oportunistas tais como o Stafilococcus sp., o Streptococcus sp. e o Propinibacterium acne.

 

Açúcar – A ingestão de grandes quantidades de açúcar aumenta insulina e consequentemente outros os hormônios masculinos que desencadeiam a excreção de óleos (ácidos graxos) na superfície da pele.

 

Alimentos – Algum alimento tem tendência a provocar o aparecimento de acne com mais frequência, tais como, alimentos picantes, bebidas alcoólicas, leite (qualquer um).

 

Bactéria Intestinal – A presença de Helicobacter pilori parece estar relacionada a acne em adultos, a explicação pode ser complexa, mas a inflamação causada por esta bactéria pode gerar substâncias que se acumulem na pele facial e provoquem erupções cutâneas. É apenas uma suposição, não existe comprovação científica.

 

Estresse – Parece ser o gatilho principal, a questão é que o estresse afeta diretamente a condições hormonais na glândula pineal, e posteriormente é desencadeado para outras glândulas, gerando anomalias no sistema imunológico, podendo hiperativar os processos inflamatórios sem que houvesse uma real necessidade (presença da flora bacteriana normal na pele).

 

Fricção na Pele Facial – Os estudos demonstram que tocamos a face 80 vezes por dia, o uso de materiais que entram em contato direto ou indireto pode favorecer infecções oportunistas. O uso de telefones, celulares, fones, headfones, controles de vídeo game, barras de metal de transportes públicos.

 

Filtro Solar – O uso de filtro solar ajuda muito na proteção da pele, mas também funciona como bloqueador dos poros faciais. Ao fim do dia é essencial uma lavagem com substâncias que possam removê-lo completamente, o mesmo vale para maquiagens.

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *