Sem categoria

POR QUE TEMOS DOR DE CABEÇA ?

As dores de cabeça podem ser divididas em três tipos principais:

1 – A enxaqueca que representa 60% dos casos e acontece por causa de substâncias químicas produzidas pelo próprio cérebro.

Os outros 40% dos casos são predominantemente causados pela cefaléia cervicogênica e pela cefaléia tensional.

2 – A cefaléia cervicogênica é provocada pela compressão dos nervos occipitais, que ficam na parte de trás da cabeça. A dor surge por ressaca de uma bebedeira ou por cansaço em função de esforço contínuo, geralmente sua origem esta relacionada a má postura.

3 – A cefaléia cervicogênica é responsável por 15% a 20% de todas as dores de cabeça e consiste em uma disfunção nos primeiros segmentos da coluna cervical. Os sintomas são dor unilateral na altura dos olhos e na região lateral e posterior da cabeça.

No caso da enxaqueca, o cérebro produz noradrenalina, substância que transmite impulsos elétricos entre as células. Depois de várias reações, a noradrenalina causa a liberação de outras duas substâncias (P e CGRP) que inflamam as artérias do crânio.

Na cefaleia cervicogênica, uma pequena lesão na coluna cervical faz o músculo trapézio pressionar os nervos occipitais. A dor começa no pescoço e pode passar para toda a cabeça.

Já a cefaleia tensional é provocado por alguma tensão ou preocupação. Ela é causada pela rigidez dos músculos do pescoço, das costas e do couro cabeludo, devido a diversos fatores como má postura, estresse, ansiedade ou uma noite mal dormida.

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *