Sem categoria

O uso de antibióticos em crianças aumenta o risco de asma

 A marcha atópica é chamada de transição de algumas doenças alérgicas para outras, mais graves, na maioria das vezes estamos falando de pacientes que sofrem de dermatite atópica na primeira infância, posteriormente desenvolvem rinite alérgica e, por fim, asma brônquica alérgica. Vários estudos têm demonstrado que o uso de antibióticos na primeira infância está associado ao desenvolvimento de doenças alérgicas [1-4]. Os antibióticos afetam o risco de desenvolver marcha atópica?

Cientistas da Kaohsiung Medical University (Taiwan) investigaram a relação entre o uso de antibióticos de várias classes e o desenvolvimento de asma brônquica em crianças com dermatite atópica [5]. A partir do Health Insurance Database, eles selecionaram crianças com dermatite alérgica com menos de 6 anos de idade e foram divididos em dois grupos: crianças que adoeceram (1.315 pessoas) ou não (controle, 6.491 pessoas) com asma brônquica. Os cientistas analisaram o uso de antibióticos nesses grupos nos últimos 5 anos.

Com correção para fatores como idade, sexo, residência em grandes cidades, doenças respiratórias agudas e crônicas, etc., os autores constataram que o desenvolvimento de asma em pacientes com dermatite atópica está associado ao uso de antibióticos: a Razão de Chances ou Razão de Possibilidades (basicamente é a razão entre a chance de um evento ocorrer em um grupo e a chance de ocorrer em outro grupo ) ajustado foi 3,68, então, há uma probabilidade de ter asma aumentada em quase 4 vezes. O risco era maior para crianças menores de 5 anos: para elas, a Razão de Chances era de 4,14.

O efeito dos antibióticos de vários grupos sobre o risco de desenvolver asma foi dependente da dose, ou seja, doses cumulativas mais elevadas de antibióticos foram associadas a uma maior probabilidade de desenvolver asma. A Razão de Chances é mais alta (ou seja, o risco é maior) para antibióticos da classe dos macrolídeos (por exemplo: Eritromicina, Azitromicina, Claritromicina, etc), com crianças < 5 anos (3,80) e > 5 anos (3,04).

Baseado em: https://doi.org/10.1038/s41598-021-87981-7

Referências Bibliográficas

1. Pitter, G. et al. Exposição a antibióticos no primeiro ano de vida e, posteriormente, tratamento de asma, um estudo de coorte de nascimento com base na população de 143.000 crianças. EUR. J. Epidemiol, 2016; 31: 85-94.

2. Yoshida, S. et al. Uso de antibióticos pré-natal e no início da vida e risco de asma na infância: um estudo de coorte retrospectivo. Pediatr. Allergy Immunol, 2018; 29: 490-495.

3. Ahmadizar, F. et al. Uso precoce de antibióticos e o risco de asma e exacerbações da asma em crianças. Pediatr. Allergy Immunol, 2017; 28: 430-437.

4. Bejaoui, S. & Poulsen, M. O impacto do uso de antibióticos no início da vida em doenças atópicas e metabólicas: Meta-análises de descobertas recentes. Evol. Med. Public Health, 2020: 279-289.

5. Chen, IL., Tsai, MK., Chung, HW. et al. Os efeitos da exposição a antibióticos na asma em crianças com dermatite atópica. Sci Rep, 2021; 11:

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *