A doença celíaca é uma doença resultante de uma reação imunológica ao glúten.
A doença celíaca pode afetar pessoas geneticamente predispostas de todas as idades, mas muitas vezes começa na infância. Os sintomas incluem diarréia crônica, perda de peso e fadiga, mas em alguns casos, a doença pode ser assintomática (sem sintomas).
A doença celíaca é causada por uma reação à gliadina – uma proteína do glúten encontradas no trigo, cevada, centeio e aveia.
A inflamação e destruição do revestimento interior do intestino delgado é causada por uma reação alérgica ao glúten da dieta. Este distúrbio digestivo crônico leva à má absorção de minerais e nutrientes.
Não há cura para a doença celíaca, o único tratamento eficaz para esta doença é uma dieta livre de glúten.
Quais são os sinais e sintomas da doença celíaca?
Um sintoma é algo que o paciente sente e descreve, como uma dor de estômago, enquanto que um sinal é detectado por outras pessoas também, como uma erupção cutânea.
Os sinais e sintomas da doença celíaca podem variar de grave para leve. Também é possível ter a doença celíaca sem qualquer sintoma.
De acordo com o Centro de Estudos para doença Celíaca da Universidade de Chicago, existem centenas de diferentes sinais e sintomas da doença celíaca.
Alguns sinais e sintomas associados com a doença celíaca incluem:
- Cólicas abdominais, gases e inchaço
- Óssea e dor nas articulações
- Depressão
- Diarréia
- Ocorrem contusões facilmente
- Falha de crescimento em crianças
- Flatulência (gases)
- A retenção de líquidos
- Fezes de odor fétido
- Gastrite, os sintomas gastrintestinais, incluindo hemorragia
- Fraqueza geral, cansaço
- O aumento da quantidade de gordura nas fezes
- Infertilidade
- A fome persistente
- A anemia ferropriva
- Irritabilidade
- Subnutrição
- Sores da boca
- Perda de massa muscular, fraqueza muscular, cãibras musculares
- Náuseas, vômitos
- Os danos nos nervos (formigamento nas pernas e pés)
- Nariz sangramento
- Deficiências nutricionais
- Obesidade
- Osteoporose
- Ataques de Pânico
- Urina vermelha
- Erupções cutâneas
- Desconforto no estômago, ronco no estômago
- Aparência pálida insalubre
- Vertigem
- Deficiências de vitamina B12, D, K e Perda de Peso
Certo grau de intolerância à lactose pode se desenvolver a dermatite herpetiforme (erupções geralmente nos cotovelos, joelhos e nádegas).
Às vezes os sintomas não são claros, e o paciente geralmente só se sente indisposto.
Como a doença celíaca é diagnosticada?
Outras doenças que podem produzir os mesmos sinais e sintomas e podem ser confundidos com doença celíaca (insuficiência pancreática, doença de Crohn do intestino delgado, a síndrome do intestino irritável, e pequeno crescimento excessivo de bactérias intestinais).
Dosagem de anticorpos antiendomísio e anticorpos anti-transglutaminase de tecido. O sangue é testado para AGA (antigliadina) e EMA (Andomysium anticorpos).
Biópsia intestinal : este procedimento é considerado o exame mais preciso para doença celíaca.Durante sejam tomadas as amostras de endoscopia do revestimento intestinal. Normalmente são obtidas várias amostras para aumentar a precisão do diagnóstico.
Quais são as opções de tratamento para a doença celíaca?
O tratamento padrão é a evasão completa de glúten por toda a vida. Pacientes com a doença deve evitar todos os produtos que contêm glúten para o resto de sua vida. Este é o único tratamento que funciona.
Os pacientes devem estar cientes de que os alimentos que contêm glúten e quais os alimentos que são seguros. Eles devem aprender a ter uma dieta equilibrada, apesar das restrições.
Os cereais são ricas fontes de glúten. Evite todos os alimentos feitos com trigo, centeio, farelo, farinha enriquecida, cevada (cereais, pães, massas, biscoitos, bolos, etc).
Evitar a cerveja e outras bebidas alcoólicas baseadas em cereais.
A doença celíaca é bastante comum em países europeus e nos Estados Unidos. No entanto, sua prevalência é muitas vezes subestimada, pois muitos indivíduos que desenvolvem a doença celíaca têm poucos ou nenhum sintoma até mais tarde na vida.