Sem categoria

Qual a diferença entre vacina, soro, imunoterapia e quimioterapia?

(*) Vacinas: são medicamentos imunizantes e são produzidas a partir de bactérias e vírus, das próprias doenças que causam. Por exemplo, quando fazemos vacinas para tuberculose não utilizamos a mesma bactéria que causa a tuberculose, usamos uma atenuada que causa tuberculose em bovinos. Então, as bactérias podem ter origens diferentes e podem ser usadas atenuadas, mortas ou apenas frações destas (proteínas específicas). Quanto aos vírus é a mesma coisa. O objetivo é “apresentar” ao nosso sistema imunológico algo que seja parecido com o que realmente causa a doença, dessa forma podemos produzir anticorpos e as células que produzirão estes anticorpos, então, caso viermos a ser contaminados, teremos chances muito maiores de nos defendermos. Chamamos este tipo de defesa imunológica adquirida. E a este tipo de vacinas de VACINA IMUNIZANTE.

(**) Soro: são imunoglobulinas. Sua aplicação é específica e em casos extremos, por exemplo, uma criança ou idoso picado por uma cobra venenosa, aranha, escorpião, etc. Então, a aplicação do soro vai neutralizar o veneno e impedir que esse paciente venha a óbito. Há mais para se saber sobre os soros, mas vamos explorar isso em outro texto dedicado a isso.

(***) Imunoterapia: são terapias (ou seja, são demoradas em relação as demais), em sua grande maioria voltadas para tratar alergias, ou utilizando a orientação da Organização Mundial de Saúde, são medicamentos utilizados para alterar o curso das doenças alérgicas. Basicamente os pacientes são expostos aos mesmos alérgenos que desencadeiam as reações alérgicas em quantidades mínimas em intervalos regulares e com aumentos sucessivos, até que seja alcançada a dose máxima tolerada, com isso o paciente para a tolerar todos os alérgenos os quais foi exposto durante a imunoterapia. Imunoterapia não se limita a apenas este uso, há inúmeros outros e muitos de grande impacto sobre a saúde e patologias de difícil curo ou controle, mas assim como os soros vamos deixar um texto para tratar destas outras vertentes. É muito comum confundir Imunoterapia com Vacinas Imunizantes.

(****) Quimioterapia: são terapias voltadas para tratar neoplasias e cânceres, onde são utilizadas substâncias de alta toxicidade, que basicamente fazem as células (não apenas as células da neoplasia e do câncer), mas a maioria a permanecer em uma fase da mitose chamada metáfase, após algum tempo nessa fase os mecanismos de apoptose são acionados e a célula morre, o que esperamos é que as células defeituosas morram antes das células normais. Esta é uma definição básica, há medicamentos que vão atuar de forma diferente, mas o objetivo é sempre o mesmo destruir as células defeituosas. É muito comum confundir Imunoterapia com Quimioterapia.

OBS.: Cada uma destas definições é despretensiosa, existem muito mais informações sobre cada uma delas, no entanto, para a maioria das pessoas interessadas é o suficiente.

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *