Baixa Imunidade

Entendendo a baixa imunidade

 

Como saber que tenho baixa imunidade?

 

Geralmente apresentamos sintomas variados tais como, dores de cabeça, infecções de garganta frequente, gripes e resfriados, furúnculos e demora na cicatrização no mesmo local do corpo.

Estes são os sintomas gerais com diferentes graus de incômodo conforme a rotina diária da pessoa.

Tudo isso acontece porque as nossas células de defesa, por algum motivo, perderam suas atividades de defesa parcialmente, literalmente nos deixando desprotegidos de vírus, bactérias, fungos protozoários e vermes que nos rodeiam.

Quando a pessoa tem algum tipo de alergia tudo fica muito pior.

Existe uma grande quantidade de receitas de remédios que muitas vezes são chás que prometem resolver o problema, mas são apenas perda de dinheiro e tempo.

Há apenas um medicamento de uso fácil e com ótimos resultados a curto prazo, o Imunotransferan (uso sublingual) seu principal concorrente é o Leucogem (capsulas ou xarope), o Imunotransferan tem muitas vantagens nas questões de absorção e eficácia, enquanto o outro tem um custo/benefício pouco promissor, principalmente em relação a eficácia clínica em um curto prazo de tempo.

 

Como diagnosticar a baixa imunidade?

 

Sempre imaginamos que os exames de sangue, como o rotineiro hemograma completo vai deixar bem claro um quadro clínico de baixa imunidade mostrando que os linfócitos e toda as células de defesas estejam abaixo dos limites aceitáveis. Isso raramente acontece, as células de defesa estão todas dentro de seus limites, apesar do paciente demonstrar todos os sintomas de baixa imunidade, então, como o médico pode afirmar um estado de baixo imunidade?

Antes de responder, temos que entender que só porque temos as células de defesa na quantidade adequada, isso não significa que estão “funcionando”, o termo correto é “ativas”.

O único teste capas de verificar isso são os testes intradérmicos, ou de sistema imunológico do paciente é desafiado e uma reação deve aparecer, após 48 horas da aplicação do teste. Estes testes usam substâncias que o sistema imunológico de qualquer pessoa sem “baixa imunidade” deveria reagir.

O resultado pode ser quantidade em graus, muito reativo, reativo, pouco reativo ou sem reatividade.

Apesar do teste ser simples, tanto a aplicação, quanto a interpretação de poucos médicos, o prescrevem ou aplicam, ficando apenas com o relato do paciente.

Para um entendimento melhor do testes que avaliam a imunidade celular acesse Testes Imunológicos

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *