Sem categoria

ALERGIA À LEITE, CARNE, OVO E DERIVADOS

A Alergia Alimentar é uma reação adversa a um alimento, que envolve um mecanismo imunológico, com sintomas variáveis. As reações podem ser brandas como uma coceira nos lábios, até reações graves que podem comprometer vários órgãos.

Leite de vaca, ovo, peixe e crustáceos são os alimentos de origem animal que mais desencadeiam alergias. Dentre estes, os crustáceos e o leite são os alimentos que com maior freqüência provocam reações anafiláticas. Entretanto, um estudo feito pela American Academy of Allergy, Asthma & Immunology, prova que a alergia à carne vermelha não é incomum. O estudo foi conduzido pela Universidade da Virginia e pelo Centro Médico John James, da Austrália. Foram analisados 60 casos de alergias sem diagnóstico e em 25 deles o culpado era a substância alpha-galactose, presente na carne.

Importante salientar que alergia é diferente de intolerância alimentar, que é uma reação adversa aos alimentos, mas que não envolve o sistema imunológico.

As reações alérgicas mais comuns são as de pele (urticária, inchaço, coceira, eczema), do aparelho gastrintestinal (diarréia, dor abdominal, vômitos) e do sistema respiratório, como tosse, rouquidão e chiado no peito. Manifestações mais intensas, acometendo vários órgãos simultaneamente (Reação Anafilática), também podem ocorrer.
Nas crianças pequenas, pode ocorrer perda de sangue nas fezes, o que vai ocasionar anemia e retardo no crescimento.

Segundo artigo do Dr. Mauro Montaury de Souza, : “A reação antígeno/anticorpo é um processo que se dá durante o metabolismo da proteína. O distúrbio da formação de anticorpos é causado por um distúrbio no metabolismo da proteína. Este distúrbio é conseqüência de alimentação errada. Como causa principal está a proteína animal que sobrecarrega o metabolismo normal. No dia a dia do atendimento médico as principais manifestações alérgicas observadas são: rinite, urticária e angioedema. Como causa imediata encontramos a ingestão da proteína animal. Geralmente o organismo chegou ao limite máximo de intoxicação e dificuldade de depuração.”

Fonte: http://www.veggietal.com.br/alergia-proteina-animal/

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *