Sem categoria

DEIXAR CRIANÇAS EXPERIMENTAREM AMBIENTES DIFERENTES NA INFÂNCIA PODE AJUDAR NO DESENVOLVIMENTO DA IMUNIDADE NA VIDA ADULTA

A “hipótese da higiene” propõe que a falta de exposição na primeira infância a germes aumenta a susceptibilidade a determinadas doenças por suprimir o desenvolvimento do sistema imunitário.

Um novo estudo feito com camundongos apóia a ideia de que a exposição a germes na infância ajuda a desenvolver o sistema imunológico e, assim, evitar alergias e outras doenças relacionadas ao sistema imunológico, tais como asma e colite.

Pesquisadores do Hospital Brigham and Women, em Boston, EUA, liderou o estudo, um relatório do que está na edição on-line 22 de março de 2012 da revista Science.

O novo estudo não só apóia essa ideia, mas também pode explicar os porquês e como? No entanto, os pesquisadores advertem que eles investigaram ratos, e isso não significa, necessariamente, que os mesmos resultados poderiam ocorrer em humanos.

Os pesquisadores também descobriram que quando eles expuseram camundongos “Livre de Germes” aos germes em suas primeiras semanas de vida, eles não desenvolveram níveis elevados de células NK (Células Natural Killer, são células de defesa primária do sistema imunológico), e eles não desenvolveram os sintomas mais graves observados naqueles que foram mantidos livres de germes. No entanto, caso os expusessem na vida adulta, não tinha efeito sobre a imunidade destes animais.

Concluíram que os benefícios que ocorreriam pela exposição aos germes tinham que acontecer antes de os ratos atingiram a idade adulta. Também perceberam que a exposição a estes germes quanto mais cedo acontecia mais longa era a proteção que o sistema imunológico produzia.

Os pesquisadores disseram que seus resultados são um primeiro passo para entender o aumento global das doenças alérgicas e autoimunes em ambientes urbanos. Contudo, somente realizando estudos em humanos, poderiam entender como estes mecanismos de proteção funcionam, e assim poder desenvolver terapias e medicamentos utilizam-se dos germes.

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *